quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tênis de Campo

Tênis foi criado pelos franceses inicialmente jogado com a palma da mão e até 6 jogadores de cada lado da quadra. No entanto as regras atualmente conhecidas e a forma de jogo moderna vieram dos ingleses no século 19.
 Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo o alvado do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).
 
O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games e sets. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.
 
Os maiores torneios de tênis são chamados de Grand Slan que na verdade é um circuito de quatro competições. Ganhar os quatro torneios é um fato raro e apenas três homens e três mulheres conseguiram tal proeza.em próximo a rede tornando quase impossível a resposta do oponente.
Torneio de Rolland Garros (França - campo de saibro)
Torneio de Wimblendom (Inglaterra - campo de grama)
Torneio US Open (Estados Unidos - campo de cimento)
Torneio de Australia Open (austrália -campo sintético)
 
No terceiro bimestre das aulas de Educação Física da Escola SESC de Ensino Médio foram sobre esportes de raquete e um dos preferidos foi o tênis. Um esporte de movimentos finos, de técnica e não só de força. As aulas foram de construção e agradecemos ao professor José Roberto (Zero) por elas.

Recordes:
Mais anos a terminar em nº : Pete Sampras  (1993–1998)
Mais jovem nº1 : Lleyton Hewitt,  20 anos e 9 meses (2001)
 Mais jovem a terminar o ano no top-10:   Michael Chang, 17 anos e 9 meses (1989)
Mais jovem a terminar o ano no top-25: Aaron Krickstein, 17 anos e 4 meses (1984)
 Mais jovem a terminar o ano no top-50: Michael Chang, 16 anos e 9 meses (1988)
Mais jovem a terminar o ano no top-100: Aaron Krickstein, 16 anos e 4 meses (1983)
 Mais jovem a terminar o ano no top-200: Michael Chang, 15 anos e 9 meses (1987)
Mais velho nº1: Andre Agassi, 33 anos e 4 meses (2003)
Mais velho a terminar o ano no top-10: Pancho Gonzales, 43 anos e 1 mês (1969)
Mais velho a terminar o ano no top-25: Pancho Gonzales, 43 anos e 1 mês (1969)
 Mais velho a terminar o ano no top-50: Ken Rosewall, 44 anos e 1 mês (1978)
 Mais velho a terminar o ano no top-100 : Ken Rosewall, 44 anos e 1 mês (1978)
Maior vantagem no ranking de pontos (Peso relativo): Roger Federer, 1.918 pontos (Junho de 2005)
Maior vantagem no ranking de pontos no final do ano (Peso relativo): Roger Federer, 1.872 pontos (2006)
Mais cedo a garantir nº1 no final do ano: Roger Federer Setembro (2004)
 






Equipamento de Tênis
O Tênis exige o tipo de equipamento citado abaixo. É importante que os atletas sejam capazes de reconhecer e entender como os equipamentos impactam seu desempenho. Faça com que os atletas nomeiem cada peça do equipamento, à medida que você demonstra seu uso. Os técnicos e atletas devem trabalhar juntos para selecionar o equipamento adequado para cada atleta.

Raquetes de Tênis
As raquetes de tênis mudaram drasticamente nos últimos anos. Os materiais da era espacial tornaram as raquetes leves e muito duráveis. Os atletas devem escolher uma raquete que “faça ele se sentir bem” e não seja muito pesada ou muito leve. O tamanho do grip é importante para boa técnica. Faça com que o atleta segure a raquete confortavelmente. Não deve haver mais de um dedo de espessura entre a base do polegar e as pontas dos dedos. Se os dedos estiverem tocando a base da mão, o grip é muito pequeno. Os atletas mais jovens podem se beneficiar de raquetes de tamanho júnior que são mais leves e menores. Cordas desembaraçadas e grips quebrados devem ser substituídos o mais rápido possível. Os técnicos devem ensinar aos atletas os devidos cuidados com suas raquetes e com todo o equipamento.

Os técnicos acharão os seguintes tamanhos de raquete: Uma raquete de 23 polegadas é recomendada para atletas de 8 a 10 anos, uma raquete de 25 a 26 polegadas é recomendada para atletas de 10 a 12 anos e uma raquete de 27 polegadas é recomendada para adultos. Essas são diretrizes gerais como força, tamanho do atleta e tamanho do grip são fatores determinantes para a raquete ideal a ser usada.
 
Bolas de Tênis


Uma variedade de bolas de tênis é importante para uma prática com sucesso. Idealmente, cada quadra teria um saltador (carrinho de ensino) de bolas. As bolas de prática podem ser obtidas de clubes de tênis (peça a um profissional de tênis por suas bolas antigas), colégios e faculdades.
     





Nenhum comentário:

Postar um comentário