quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Beach Tennis


O Beach Tennis ou Tênis de Praia é um esporte que surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravenna, na década de 1980. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. O órgão internacional responsável pela modalidade é a ITF - International Tennis Federation - que realiza o "ITF Beach Tennis World Championships", o torneio mais importante de beach tennis do calendário, realizado no Foro Itálico, em Roma.
O Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008 através de uma iniciativa de Leopoldo Correa e Adão Chagas. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bi-campeã panamericana Joana Cortez.
O Beach Tennis pode ser disputado em simples ou em dupla e é jogado com raquete e bola padronizadas. As raquetes não possuem corda e são feitas de materiais como kevlar, grafite e carbono, além de terem medidas de no máximo 30 cm de largura e 55 cm de comprimento. Já a bola parece com a de tênis, porém é despressurizada (bola soft). O material pode ser encontrado em algumas lojas de esporte e também pela internet.
O jogo é disputado em uma quadra de areia – com área de 16×5m para simples e 16×8m para dupla – e uma rede de 1,70 m de altura. O objetivo de cada jogador é devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o campo adversário. O jogo segue a mesma contagem do tênis convencional, mas com no-add. No desenvolver do jogo, cada jogador saca um game inteiro. O saque difere um pouco do tênis, já que pode ser executado de qualquer lugar da quadra e, se raspar na fita e passar para o lado adversário (net), continua-se o ponto.
As categorias e o número de games jogados variam dependendo da organização do torneio. As principais categorias são: simples feminina, simples masculina, dupla feminina, dupla masculina e dupla mista. No Brasil, os torneios geralmente incluem as categorias: profissional, A, B, máster +45, iniciante e infantil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário