Com origens incertas, tenta-se ainda achar a verdadeira história deste magnífico jogo. Muitas são as hipóteses, entretanto poucas são as certezas. Alguns dizem que começou no ano de 1830 na Harrow School – que por acaso foi a mesma escola onde surgiu o as primeiras quadras de squash. Já outros afirmam uma versão um pouco mais “polêmica”, que o esporte surgiu da necessidade de presidiários no final do século XIX na Inglaterra. Estes, sem muito espaço para exercitar-se inventaram uma variação do tênis, adaptada para ser jogada em locais pequenos e fechados. A nova modalidade fez sucesso e passou a ser praticada fora dos presídios, sobretudo nas escolas e clubes ingleses. Não demorou muito para que o squash chegasse a outros países, como os Estados Unidos e o Canadá. O squash desembarcou no Brasil em 1920, trazido por ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima, Minas Gerais.
O squash é jogado em locais fechados, contendo quatro paredes (podendo ser de vidros). Contêm as seguintes dimensões:
• Comprimento 9,750 m
• Largura 6,40 m
• Da retaguarda à linha de meio-campo 4,26 m
• Altura da parede frontal 4,75 m
• Altura da parede da retaguarda 2,13 m
• Altura da linha de serviço 1,783 m
• Altura do tin 0,48 m
• Caixa de serviço 1,60 x 1,60 m
• Largura das linhas de marcação 5 cm
As regras são simples e de fácil aprendizado. O objetivo do jogo é bater na bola de maneira que o adversário não consiga rebater de forma válida. A quadra onde acontece a partida é formada por quatro paredes: a frontal, as duas laterais e a traseira. O jogo começa com o saque. Um atleta golpeia a bola com a raquete de dentro da sua caixa de serviço - local de onde se deve sacar -, de modo que a bola bata abaixo da linha de serviço (marcação que limita o golpe inicial da partida) na parede frontal. Na seqüência, ela poderá tocar qualquer outra parede (tanto as laterais como a traseira), mas apenas uma vez no solo, para que o adversário possa rebatê-la. Depois de golpear a bola, o atleta sempre deve deixar o oponente com espaço e visão suficiente para que possa acertá-la. O sistema de contagem de pontos no squash é idêntico ao que era utilizado antigamente no vôlei de quadra. Só marca pontos o jogador que efetuou o serviço (saque). Se o receptor vencer a jogada, ele passará a sacar para depois marcar o ponto (uma espécie de vantagem).
Uma partida da modalidade pode ser decidida em três ou cinco games, dependendo do regulamento do torneio em disputa. Um jogador vence um game ao marcar nove pontos. Caso haja empate por oito a oito, o receptor do saque decide se o jogo irá até nove (set one) ou dez (set two) pontos.
Os equipamentos necessários para jogar este esporte são: roupa esportiva (algo confortável), tênis, raquete e bolinha (ambas próprias para squash).
Podemos encontrar também algumas curiosidades, como: A palavra squash deriva do inglês squashable, que significa maleável (tendo relação com a bola). Outra seria de que o squash passou a ser praticado nos jogos pan-americanos após 1995.
Para os interessados segue os seguintes links, onde pode-se encontrar mais informações:
- www.squashbrasil.com.br
-www.worldsquash.org